domingo, 7 de novembro de 2010

O poder do marqueteiro

As campanhas eleitorais hoje tem como elemento mais importante o marqueteiro. Quem não se lembra quando Lula venceu a eleição e o Duda foi considerado o grande responsável. Na campanha de ambos os candidatos a presidência observamos que as propostas não se baseiam mais em posições políticas ou ideologias.

Por exemplo, as propostas de salário mínimo a R$ 600,00 e décimo terceiro do bolsa família mais me parecem ter sido propostas pelo(s) marqueteiro(s) do candidato Serra. Fora isso não podemos esquecer dos 10% aos aposentados.

São todos números redondos, próprios pra uma boa campanha publicitária. O lado bom dessa história é que não fizeram efeito. Essas propostas tiveram a intenção de angariar os votos do Nordeste, mas os números indicaram que Dilma teve votação semelhante a de Lula na reeleição.

Os candidatos devem ter cuidado com os "gurus" da publicidade, os eleitores parecem menos ingênuos que antigamente, já sabem avaliar o que é possível ser feito e o que é lorota. Já se foi o tempo em que se ganhava a eleição apenas com propostas ao vento, hoje é necessário muito mais que isso.

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